Segunda-feira, 29 de agosto de 2022
Última Modificação: 29/08/2022 19:51:15 | Visualizada 391 vezes
Ouvir matéria
A quarta-feira (24) foi animada para os alunos dos 5º anos das escolas municipais durante a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que aconteceu no Centro de Eventos Miguel Belinoski com a entrega de certificado para todos os estudantes, juramento, show com a banda do batalhão e a participação da mascote da PROERD, o Leoãozinho. Ao todo cinco escolas do município participaram do projeto, totalizando 139 alunos participantes.
“A formatura dos alunos Proerd foi uma noite de muita alegria e motivação para os estudantes, pais e a comunidade presente, pois é um programa importantíssimo de conscientização desenvolvido pela polícia militar com a parceria da Secretaria da Educação. Eles são o futuro, e o programa os prepara para viverem longe das drogas, porque através da droga vem a violência. Ensinando a dizer não às drogas, ao bullying e a violência. Dizer sim a vida”, pontua a vice-prefeita Juliana Belinoski.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira Soares, através da Secretaria Municipal de Educação, junto com a Polícia Militar e do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário, o projeto é desenvolvido com crianças de uma faixa etária de 10 anos, que é uma fase de transição em que estão encerrando um ciclo nos anos do ensino fundamental e iniciando um novo ciclo com a mudança de escola.
As informações que eles recebem durante o programa vão auxiliar a tomar decisões mais seguras e mais responsáveis ao longo da vida estudantil e na vida adulta. O programa iniciou em maio deste ano e foram realizados 10 encontros, sendo um por semana, onde os alunos trabalharam com a cartilha "Caindo na... REAL".
“O PROERD trabalha com temas bem específicos falando em um primeiro momento sobre responsabilidade, depois sobre as drogas, abordado, principalmente, o álcool e o cigarro, que são porta de entrada para outras drogas e então, respondemos apenas as curiosidades das crianças quanto às demais drogas. Depois disso trabalhamos maneiras de eles resistirem às drogas e de dizerem não quando tiverem a oferta, então, mais tarde tratamos também sobre o bullying e sobre as maneiras que eles conseguem ajudar as pessoas, se tornando bons cidadãos no futuro”, explica o policial Rafael Gomes Ferreira.
Durante os encontros os alunos redigiram redações sobre o tema de resistência às drogas e a violência. De cada turma foi escolhida a melhor redação, totalizando 8 alunos escolhidos e premiados. Desses 8 alunos, foram premiados também os 3 primeiros colocados com jogos pedagógicos e um urso da mascote do PROERD.
“Parabenizo a equipe da polícia militar, grupo PROERD e a Secretaria Municipal de Educação pelo excelente trabalho de prevenção realizado com os alunos”, parabeniza a vice-prefeita Juliana Belinoski.
Confira os três primeiros colocados na redação:
1⁰ lugar: Tayla Mioduski – Escola Rural Municipal São Sebastião;
2⁰ lugar: Mariana Ribeiro – Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk;
3⁰ lugar: Mariele Aparecida Martins da Luz – Escola Municipal Machado de Assis.