Terça-feira, 29 de novembro de 2022
Última Modificação: 29/11/2022 10:49:52 | Visualizada 852 vezes
O projeto é um trabalho em rede entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente
Ouvir matéria
Na quarta-feira (23), a Prefeitura de Teixeira Soares, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria do Meio Ambiente lançou o “Texas Pila”, dinheiro de troca que será usado no “Programa Ecotroca” a partir de 2023. O projeto é uma parceria com a Cooperativa de Reciclado e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, proteger o meio ambiente e incentivar a comunidade em práticas sustentáveis.
“A nova moeda de Teixeira Soares, que começa a valer a partir de 2023, o nosso Texas Pila, será algo inédito no município, vamos preservar o meio ambiente criando o sistema Ecotroca. Você faz a separação do lixo reciclado e troca por alimento. As trocas acontecerão na feira do produtor”, aponta o prefeito Lula Thomaz.
Incentivando a cooperativa do reciclado, o programa começa a funcionar junto com a Feira do Produtor de Teixeira Soares, com atividades programadas para o início do próximo ano. A feira visa trazer vários benefícios ao consumidor e também uma nova oportunidade de os produtores rurais venderem sua produção.
Dentro da feira do produtor será instalado o Programa Ecotroca, que consiste em trocar o lixo reciclado por alimento usando o “Texas Pila”. O Secretário da Agricultura, André Schapuis explica que o Texas Pila “é uma moeda fictícia que terá grande valor no desenvolvimento deste programa e também na criação de métodos e opções de reciclagem de material”, pontua.
Saiba como o Texas Pila vai funcionar:
A população entrega o lixo para a cooperativa de reciclagem do município e então será feito o pagamento do material com o “Texas Pila”. O Ecotroca vai atingir todo o município, tanto a área urbana como a área rural, e todas as classes sociais. Para participar os interessados devem separar o lixo reciclado e, nas datas a serem definidas, vão até o posto de troca onde será pesado e calculado, recebendo então o valor em “Texas Pila” conforme a quantia de material coletado. Com o dinheiro, a população pode trocar por produtos na feira do produtor.