Sexta-feira, 14 de abril de 2023
Última Modificação: 14/04/2023 16:46:22 | Visualizada 752 vezes
Ouvir matéria
A Prefeitura de Teixeira Soares, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação realizou atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), o evento aconteceu no Ginásio de Esportes Romeu Neves, entre os dias 13 e 14 de abril. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
“Essa parceria entre Saúde e Educação é necessária para facilitar e envolver os alunos na promoção e atenção de sua saúde. Com isso, podemos favorecer não só a saúde dos alunos, mas fazer um alinhamento com o ensino/ aprendizagem. Essa articulação dos profissionais de saúde com os profissionais de educação contribuem e conscientizam os estudantes e, consequentemente, suas famílias”, pontua a Secretária de Educação Simone Tullio.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ação abordou 13 temas e foi uma integração entre a Secretaria de Esporte, Secretaria de Educação, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde, em que reuniu aproximadamente 944 alunos das seis escolas da rede municipal de ensino. A equipe de enfermagem, nutricionista, médicos, vigilância sanitária, epidemiologia, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos. Além dos responsáveis pelo programa, também participaram do evento, o Secretário de Saúde Amauri Klossowski e a Secretária de Educação Simone Baumel Tullio também participaram das atividades.
Confira os temas abordados no evento:
Combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção da violência e dos acidentes, identificação dos educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, verificação da situação vacinal, segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e prevenção à Covid-19.